Do Blog Óleo do Diabo
Ah, esses blogueiros estão ficando poderosos! Meu email para o Vox Populi reclamando da demora na divulgação do relatórios completo de suas pesquisas teve resultado. Recebi educada e pronta resposta de um funcionário do instituto e a íntegra da última pesquisa, divulgada pela Band no último sábado, 3 de abril de 2010, foi publicada.
Sem mais delongas, portanto, inicio a análise dos últimos números do Vox Populi. Primeiramente, recorto alguns trechos, para comentá-los em seguida. Lembrem-se: cliquem na tabela para ampliar ou vê-la por inteiro. Os títulos são publicados em separado.
Mas antes de qualquer coisa, vamos relembrar os números principais da pesquisa Vox Populi divulgada semana passada, que é a estimulada com os principais candidatos.
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria?
Esses números, assim que foram divulgados, chocaram a opinião pública por baterem de frente com os números divulgados pouco antes pelo Datafolha.
Vox Populi: Serra com 34%, Dilma com 31%. Diferença de 3 pontos.
Datafolha: Serra com 36%, Dilma com 27%. Diferença de 9 pontos.
Tanto o Vox Populi quanto o Datafolha, porém, apresentam Dilma à frente nas votações espontâneas, o que dá mais consistência aos números do Vox Populi. Mas esqueçamos o Datafolha, por enquanto, e nos concentremos em analisar o material recém-divulgado do Vox Populi:
*
Vou citar para você o nome de alguns possíveis candidatos a Presidente e gostaria que você me respondesse algumas perguntas sobre cada um deles, vamos falar de: Ciro Gomes, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Com relação a ____________ você diria que:
Reparem que 37% dos entrevistados disseram conhecer bem José Serra, enquanto 26% afirmaram o mesmo de Dilma. Uma diferença considerável de 9% ou mais de 10 milhões de eleitores. No entanto, ela já superou Ciro nesse quesito. No item "Não conhece", a diferença entre ela e Serra també é enorme: somente 2% não conhecem Serra, enquanto 8% afirmam não conhecer a ministra. Isso explica porque Serra estagnou nas pesquisas: ele bateu no teto. Dilma, por sua vez, ainda tem muito espaço para crescer. Esses 10% que não conhecem Dilma correspondem a cerca de 13 milhões de eleitores. Segundo o TSE, o Brasil tem 130 milhões de eleitores, portanto cada ponto percentual de uma pesquisa de intenção de voto corresponde a 1,3 milhão de pessoas aptas a votar.
Repare que Dilma tem um potencial muito grande de crescimento no Nordeste, onde 13% das pessoas afirmaram não a conhecer. E também no Sudeste, onde é conhecida por somente 10% dos entrevistados.
*
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria? Cruzamento por Região. Pesquisa divulgada na internet no dia 7 de abril de 2010.
Repare que Dilma empata com Serra no Sul. Novamente entramos em choque frontal com o último Datafolha, que detectou uma súbita e inexplicável ascenção de Serra e declínio de Dilma no estado. O Vox Populi apurou, simplesmente, o contrário! Serra caiu de 39% para 33% no Sul, e Dilma subiu de 24% para 33%.
Repito abaixo a tabela da pesquisa de 19 de janeiro deste ano, publicada no post anterior.
*
Bem, continuemos.
Outra surpresa boa! Quer dizer, nem é tão surpresa assim, mas enfim, é boa do mesmo jeito. Dilma dispara entre os homens, e deixa Serra lá atrás:
Viram? Dilma com 37% contra 33% de Serra entre os homens. A vantagem de Serra se dá apenas entre as mulheres, onde ele tem 34% contra 27% de Dilma.
A explicação para isso pode ser encontrada, em parte, no item NS/NR, que significa "Não sabe ou Não respondeu", no qual as mulheres marcaram 15%, contra 9% dos homens.
De qualquer forma, a campanha de Dilma precisa dar atenção especial às mulheres. São elas o ponto-fraco de sua campanha. As explicações correntes, de que mulher é competitiva e invejosa e não gosta de ver outra fazendo sucesso, ou de que preferem confiar funções de mando a homens, não me convencem. Mulher é competitiva mas também é companheira. E sobretudo é orgulhosa e vaidosa de sua condição de mulher. Uma hora ou outra, Dilma Rousseff irá tocar esse orgulho. Irá incendiar essa vaidade. E as mulheres votarão, sim, em outra mulher.
*
Outra tabela que gostei está aí abaixo. Ela mostra que, mesmo estando 3 pontinhos abaixo de Serra (ou seja, empatada), Dilma é a candidata que a maioria acredita ter mais chances de vitória. Reparem bem! Esse é o poste!
Qual destes candidatos, na sua opinião, tem mais chances de ganhar as eleições para Presidente, mesmo que você não vote nele?
*
Lembrando: estamos falando da última pesquisa de intenção realizada no Brasil. Foi divulgada no Jornal da Band no dia 3 de abril de 2010.
*
Outra tabela que achei bem interessante é esta:
Pelo que você sabe ou já ouviu dizer qual destes é o(a) candidato(a) a Presidente da República que tem apoio do Presidente Lula?
Repare que 21% dos entrevistados disseram não saber, ou não responderam, quem é o candidato que tem apoio do presidente Lula. E o maior número se encontra no Sudeste. Pelo jeito, a mídia do Sudeste não tem informado muito bem as pessoas da região... Tem mais gente no Norte que sabe que Dilma é a candidata de Lula do que no Sudeste. E... peraí! No Sudeste, 5% dos entrevistados acreditam que Serra é o candidato apoiado por Lula! Como é que é! Isso aí representa quase ou mais 1 milhão de eleitores que, ludibriados pela mídia regional, acham que Serra tem apoio de Lula! Isso aí não vai durar muito, todavia...
*
Pensando nestes candidatos, existe algum em que você não votaria de jeito nenhum para Presidente? (Se sim) Qual?
Essa é outra tabela importante, que mostra a rejeição de cada candidato. Serra é o mais rejeitado, com 18%. Marina Silva vem em segundo lugar. Por que Marina é tão rejeitado, hein? Ao que parece, seu discurso ambíguo, sempre tentando roer a popularidade de Lula, não está agradando muito gente... Dilma tem 15% de rejeição, um índice tranquilíssimo, até mesmo baixo. Aliás, nenhum candidato tem índices de rejeição que inviabilizem suas vitórias. Todo mundo meio que empatado nesse quesito.
*
Outra tabela boa:
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria? Cruzamento por renda familiar.
Dilma empata no segmento que ganha até 1 salário minimo, com 30%, e marca empate técnico, também com 30%, entre o grupo mais substancial da população brasileira, o que ganha entre 1 e 5 salários. Serra ganha fôlego apenas entre as famílias que ganham mais de 5 salários.
*
E Dilma ganha entre a turma com diploma... Essa aí vai para quem ainda acha que o eleitor de Dilma é inferior intelectualmente. Segundo o Vox Populi, Dilma ganha entre os eleitores com terceiro grau, com 35% das intenções de voto, contra 33% de Serra. E empata com Serra em 32% entre os que estudaram somente até a quarta-série. Serra conseguiu boa pontuação entre a galera que foi até a oitava séria do ensino fundamental, onde marcou 37% das intenções, contra 30% de Dilma.
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria? Cruzamento por escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário